quinta-feira, 26 de maio de 2011


No mundo em que vivemos atualmente, as máquinas estão cada vez mais Inteligentes. E as escolas? E os professores? E os alunos? Como estão se preparando para isso? São questões que acontecem todos os dias.
Na verdade, fomos educados com medo das máquinas e ouvindo nossos pais dizer : não põe a mão! Vai quebrar! Já nossas crianças de hoje tem mais facilidade com essa era da informática. O contato com essas tecnologias é de fundamental importância para ampliar os horizontes, tanto das crianças como dos educadores no sentido de novas possibilidades pedagógicas.
O que acontece é que , como o vídeo apresenta, “NADA DO QUE FOI SERÁ IGUAL AO QUE A GENTE VIU A UM SEGUNDO”, por que tudo muda muito rápido. E nós temos que acompanhar tudo ou ficaremos excluídos ou substituídos.
O que podemos afirmar é que o professor deve reconhecer que faz parte desse processo e que deve gerar autonomia ao aluno e facilitar assim a aprendizagem.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O computador vai substituir o professor?

Palavra chave: ‘MUDANÇA’.


Diante das grandes mudanças que as tecnologias vêm trazendo em relação à forma de ensinar e aprender. Vejo que muitos projetos e planejamentos deverão ser revistos em nossas escolas e salas de aula. Acredito que o computador poderá sim substituir o professor que resiste as novas mudanças, não aceita o desafio do novo. Desafio deste que exige uma nova postura do professor deixando de pensar que seu papel consiste em apenas repassar os conteúdos e os alunos recebê-los tornando sua aula sem nenhum sentido aos alunos.
O professor que aderir às novas mudanças e ver que o computador nunca vai substituir a sua função de mestre que ajuda na re-significaçao da informação que recebemos, a partir do saber de cada um.
O computador é em si informação, pois ele armazena, recupera, trata e exibe informação, o que não é o mesmo que conhecimento, pois ensinar não e apenas transmitir conteúdos e aprender não é apenas memorizá-los.
Volto a falar na mudança de pensar e agir do professor diante do computador vendo-o como uma ameaça e sim como uma importante ferramenta que vai auxiliar no seu trabalho de forma saudável, onde educador e educando podem juntos buscar informações e por muitas vezes o educador tem muito a contribuir com educador, pois eles possuem famaliarizaçao com a maquina, pois eles são a geração da informática.

Projeto PROINF

GOVERNO MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO DO OESTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO




INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROINFO
PROJETO

Professoras: Rosana Costa Faitão
Janete Mattos Bauer
Neldi Kleinpaol
Dulsara Pontel
Edina Bastezini


São Lourenço do Oeste, março/2011

Tema Gerador:
Informática na Educação

Tema Foco:
Noções Básicas de Digitação e o Uso de Alguns Programas mais utilizados.

Problematização:
Dificuldade de se trabalhar com a sala de informática com as crianças e o uso do computador tanto para as crianças quanto para os professores na escola.

Justificativa:
Percebendo-se a dificuldade por parte dos professores, de fazer uso do laboratório de informática com os alunos, já que os alunos apresentam dificuldades em ligar e fazer uso do computador. Então viu-se a necessidade de se trabalhar algo mais direcionado no que diz respeito a isso.


Objetivo Geral:
Ampliar o conhecimento na área da tecnologia para professores e alunos.

Objetivos Específicos:
• Desenvolver a habilidade com o teclado e mouse;
• Conhecer e fazer uso do Hardware ;
• Proporcionar noções do Software.

Avaliação:
Se dará continuamente, conforme sendo posto em prática o referido Projeto.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Introduçao a Educaçao Digital

Formação Continuada


INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL





Atividade 1.1

Elabore um pequeno texto refletindo sobre o modo de inserção das TICS nas escolas.
Sociedade da informação, era da informação, sociedade do conhecimento, era digital, e muitos outros termos são utilizados para designar à sociedade atual e o momento em que vivemos, essas são as características mais representativas do momento social que vivemos e o papel da tecnologia de informacao e comunicação nas relações sociais, culturais e econômicas de nossa época.
Temos por exemplo à internet que é apontado como um dos grandes avanços da tecnologia comunicativa e de troca de informação já inventada pelo ser humano, pela sua influencia, nos modos de pensar, ser e agir no mundo de hoje.
O que é de fundamental importância para nós é perceber quais são as conseqüências que essas transformações estão trazendo para a vida das pessoas nos dias de hoje. Uma dela diz respeito aos desafios que a escola tem que enfrentar, na medida em que compete a ela a função de educar nossas crianças para serem futuros trabalhadores e cidadãos conscientes e atuantes.
O que nos leva a pensar na exigência de um novo tipo de escola e, portanto um novo tipo de ensino com novas praticas pedagógica. Ao invés de preparar nossos alunos a memorizar fatos e conceitos, devemos sim possibilitar a aquisição de novas habilidades.

Analisando a situação da insercao de novas tecnologias nas escolas , podemos considerar que a criança tem nos meios de comunicação uma fonte rica e interresante de informações com linguagens atraentes e sempre inovadoras. A partir desse fato, podemos concluir que já não cabe mais o livro didático como o único apoio do professor, pois, jornais impressos, revistas, televisão, radio e internet está diariamente colocada à disposição de nossas crianças com um volume cada vez maior de informacao e de conteúdos.
No entanto faz-se necessário ter o cuidado, afinal, informação não é sinônimo de conhecimento, para que a criança produza conhecimento, é necessário que ela re-signifique essas informações,que incorpore e relacione com o conhecimento que já possui,modificando o que ela já conhece.
Cabe então a escola fazer aquilo que a mídia nunca fará, problematizar toda a informação vinculada pela mídia, desenvolvendo atitudes critica em nossas crianças.
Com o estudo do modulo podemos então concluir que a escola não pode mais ignorar a influencia que as tecnologias exercem no processo de aprendizagem dos alunos, não podemos ignora-lãs como ferramentas pedagógicas que possuem um apelo e um potencial muito rico para a educação.
E nem sermos ingênuos a ponto de acreditarmos que basta introduzirmos as novas tecnologias de informacao e de comunicação (TIC) no ensino, que todos os problemas educacionais estarão resolvidos. As tecnologias não modificam, por si só nossa pratica educativa. Na verdade elas, apenas servirão como meios de realização dessa prática, como reflexo da concepção de educação que acreditamos.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Atividade 5 - Navegando entre os blogs

BAÚ DE IDÉIAS
http.//professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com

Este blog nos leva ao discernimento do conhecimento artístico e cultural, oferecendo-nos suporte às atividades pedagógicas com diferentes técnicas na construção de diversas matérias de apóio pedagógico que enriquece o trabalho do educador e de todos os envolvidos com a educação escolar.
Cria também um espaço de trocas entre todos os visitantes levando ao uso socialmente valoroso nas trocas entre os trabalhos e pesquisas ali apresentadas.
O blog é um trabalho fantástico que desempenha um importante papel no dia a dia de quem busca desenvolver o melhor na sua pratica pedagógica. Podemos afirmar que todo o blog especialmente o voltado à escola é um espaço da vida educacional onde todos podem através da tecnologia da comunicação buscar muitos subsídios que venha enriquecer o trabalho educacional.